quinta-feira, 22 de março de 2012

Slackline e seus equipamentos - slacknordeste

A onda de crescimento do slackline vem impulsionando a criação de equipamentos para a prática deste esporte, a fim de facilitar a vida dos praticantes e possibilitar a montagem de fitas mais altas e mais longas. Além é claro de alcançar níveis mais altos no aspecto da segurança.
A seguir vou mostrar alguns equipamentos exclusivos do slackline.
São eles:

Slack-Dog



Esta ferramenta foi criada por Scott Balcom autor do livro “Walk the Line”. Foi ele o primeiro a concluir a highline da Lost Arrow Spire – Yosemit –CA. Com sua vida dedicada ao slack criou as primeiras ferramentas exclusivas para o slackline entre elas a slack-Dog. Esta ferramenta serve para ancorar a fita, ou seja, prendê-la.
No caso de materiais como cordas e fitas, é no nó ou qualquer outro tipo de amarração o ponto mais frágil. Isso quer dizer que em uma fita que diz que agüenta 22 kN em seu estado normal,quando feito o nó ela vai agüentar 16 kN. Quer dizer que naquele ponto a fita perde resistência a carga ficando mais vulnerável.  Quando utilizado o slack-dog ela passa a agüentar 20 kN, perdendo menos resistência e mantendo valor próximo a sua carga inicial. Isso se deve ao seu desing que permite que não diminua tanto a resistência da fita.

Slack Banana




A slack banana deriva da slack-dog, sendo mais robustas. Alguns testes foram aplicados sobre ela, comprovando que ela mantém a resistência da fita, como pode ser visto http://www.scribd.com/doc/11523332/Slackline-Tests-.  Neste site pode ser visto como utiliza essa ferramenta: http://www.slackline-tools.de/michi/pages/de/equipment/metal.php

Polias Gêmeas (auto-blocante)



Esta ferramenta facilita bastante a montagem do sistema para tracionar a fita. Inicialmente desenvolvida pela Slackline brothers Inc. (http://laboutique.slack.fr), hoje também são fabricadas pela Slack Fr (http://laboutique.slack.fr) e no Brasil são vendidas pela Slackline Brasil. Consiste na adaptação de polias duplas com um blocante em uma das partes.

Line Locks



 São anéis que serve para fixar a fita na ancoragem, ao contrario da slack banana este lokers tem pequeno tamanha e não pesam quase nada, facilitando o transporte do equipamento. Geralmente são feitos do mesmo material dos mosquetões e também de aço.
Ainda existem vários tipos de empresas empenhadas no desenvolvimento de equipamentos melhores e mais seguros para o slackline. Posso citar alguns como a Slack Fr desenvolvendo mosquetões, polias e fitas específicas para cada modalidade. Como também a Slack Pro.

Line Grip

            
Este é o mais novo equipamento para slackline. Ele entra no grupo de locks, sendo que este prende a fita sem realizar nenhuma torção, possibilitando um menor desgaste do material. Este equipamento foi criado pela Slak Pro!. Empresa que esta se especializando em longlines e highline.

O que eu posso dizer é que no ano que vem vamos ver muitos records quebrados devido a evolução dos atletas e dos equipamentos, tornando mais fácil montar longline e highline cada vez mais altas e longas!
Existem ainda outros materiais utilizados para montar uma slackline proveniente da escalada, escalada industrial e outros segmentos,como por exemplo, catracas,outros tipos de blocantes, polias e etc.
É importante sempre avaliar a certificação de segurança e qualidade do equipamento e seguir as especificações de carga, ruptura e temperatura. Com isso você evita acidentes e ajuda o esporte a prosperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário