terça-feira, 20 de março de 2012

Line-Lockers - By SlackRio &.nwslackline

Usando “line-lockers” ou elo de corrente ou elo de aço. 

Normalmente você vai precisar de um bocado de nós para armar e tencionar um slackline corretamente. Cada extensão da corda deve estar presa as fitas de ancoragem, e às vezes, um nó é usado para prender a extremidade da fita no mosquetão. Alguns kits de slackline já vêm com um nó nas pontas, o que é realmente legal, mas esses nós não eliminam de vez a necessidade das travas ou elos de corrente de aço.

Não há nada de errado com os nós, mas eles reduzem a força da cordas deixando as mais vulneráveis a arrebentar. E os nós podem ser uma dor de cabeça para serem tirados depois, mas por outro lado as travas saem com a maior facilidade. Então se você ainda não usou o elo de corrente, eu realmente recomendo.

Quais travas comprar? Você tem algumas opções.


Link Line-Lock Youtube


Forjados em Alumínio: São os mais acessíveis e provavelmente achados em qualquer loja de material de construção. Eles custam $3-4 cada, e devem ser suficientes. Vem com um aviso do quanto resistem, eu já vi muitas pessoas que têm usado eles constantemente há anos (inclusive em highlines) antes de eles dobrarem e precisarem ser jogados fora. Basicamente o custo-benefício e bom, mas tecnicamente não é a melhor escolha. Novamente, é muito difícil que ele vá arrebentar, mas a nossa vida não vem com garantia por isso passei a usar o equipamento de aço (que é mais forte e mais fácil de dobrar do que estourar). Repare que na foto acima tem um pequeno talho no elo da OP... Isso foi causado pela tensão entre o mosquetão e o elo quando a corda estava tensionada. 


Elo de corrente de aço: Se for a alguma loja de departamentos, as chances são de você conseguir um elo de corrente que vai funcionar como trava. É uma boa idéia levar um pedaço do slackline também para verificar que ele vai caber antes que você compre a corrente. Para retirar os elos que serão usados de “line-lock” você deve cortar os elos de uma corrente de aço. 
Os elos de corrente têm duas desvantagens:
1 – Eu ouvi que eles enferrujam.
2 – Cada elo vai ter um pedaço de metal do outro elo que foi cortado e havia sido forjado junto. Esse pedaço normalmente vai começar a roçar na sua fita e estragar ela (devido à tensão envolvida). Para evitar isso você ira precisar comprar uma lixa para aço e perder de 10 a 20 minutos em cada elo lixando o interior do elo.

Anéis de rapel de aço: A melhor solução é usar um anel de aço de rapel. Eles custam de $3-9 e são realmente fortes. Os meus são de aço inoxidável e suportam até 44kn. O diâmetro não é bem do tamanho da fita tubular, mas mesmo assim funciona muito bem.

Qualquer que seja a trava que você utilizar aqui está como montar elas:

1: Dobre a linha sobre ela mesma passe ela por debaixo e pelo centro do elo.

2: Puxe a fita de 5-10cm, dobre ela para frente novamente e repasse ela por dentro do elo pela 2ª vez.
3: Pegue um mosquetão passe e trave ele pelo centro da fita de slackline.

4: Puxe com força e force o elo para cima para travar a corda. Retire também qualquer dobra e deixe a corda bem reta.
5: (Opcional) Eu sempre deixaria pelo menos algum pedaço de fita sobrando no final do elo. Com isso se você está usando a trava para unir a linha a uma ancora deixe um pouco de linha sobrando, porque se por acaso a fita escapar um pouco, ela ainda não vai sair da trava. Para fazer “highlines”, eu uso as travas também. Porem essa é a minha decisão pessoal e não estou de maneira alguma aconselhando as pessoas a tomar essa mesma decisão. Esse conselho também não serve para tencionar “highlines”. No caso das minhas fitas, eu uso a trava, e deixo sobrar um bom pedaço de fita para fazer um nó de segurança e amarrar ela a uma ancora secundária (com a premissa de que se a primeira ancora falhar, essa segunda ainda pode salvar a minha pele).

Tradução e adaptação: Pedro Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário