terça-feira, 19 de junho de 2012

Nuvens e previsão do tempo – Parte 1 - by Mario Nery



Uma das habilidades mais úteis para quem se aventura por muito tempo em regiões remotas é a capacidade de prever o tempo baseado nas nuvens. Conhecer as nuvens ajuda a identificar a chegada de uma tempestade e lhe permite antecipar as suas decisões. Em um ambiente de montanha essa é uma habilidade que pode salvar a sua vida.
Quando estava na Serra do Caparaó observei algumas nuvens durante o pôr do sol, ao ver aquelas formações no céu eu sabia que teríamos chuva dentro de alguns dias, o que veio a acontecer na tarde do dia seguinte. Lá no Caparaó uma chuvinha não nos faria mal, entretanto, durante a temporada de escalada de 1996 no Everest um montanhista resolveu abandonar a escalada relativamente próximo do cume por causa da aproximação de um tipo de nuvem que indicava tempestade. Esse montanhista, que também era piloto de aviões comerciais, tinha visto a aproximação de cumulos nimbus – uma formação de grande volume que está associada a tempestades. Neste mesmo dia um grupo de escaladores foi pego por uma tempestade que acabou culminando com a morte de várias pessoas – esse episódio é considerado até hoje a maior tragédia no Everest.
Conhecer alguns tipos de nuvens e entender qual o significado delas pode lhe ajudar a fugir ou pelo menos se preparar melhor para problemas.

1. Famílias de nuvens

Temos basicamente três tipos de nuvens – os Cirrus, os Cumulus e os Stratus. Esses três tipos de nuvens ainda podem ganhar a classificação de “nimbus” ou “altos” e apresentar sub-tipos, ou espécies.

2. Nuvens altas – acima de 6 mil metros de altitude

Temos três tipos de nuvens na família de nuvens altas. São os Cirrus (Ci), os Cirruscumulus (Cc) e os Cirrusstratus (Cs). Essas nuvens podem apresentar sub-tipos, mas não abordarei eles aqui para não deixar o texto muito longo ou muito confuso.

2.1. Cirrus (Ci)

Em latim a palavra “cirrus” significa “cachos de cabelo”. Esse tipo de nuvem se forma em regiões de altitude elevada, em torno dos 6 mil ou 7 mil metros. Apresentam uma forma delicada, suave, bem plástica. Essas nuvens indicam aproximação de chuvas.
Forma: suave, delicada, plástica
Altitude: acima dos 6 mil metros
Significado: anunciam a aproximação de chuvas


Cirrus Cirrus Cirrus

2.2. Cirrucumulus (Cc)

Assim como os Cirrus, os Cirrucumulus também estão em uma faixa de altitude elevada, variam dos 6 mil aos 12 mil metros de altitude. A forma das nuvens Cirrucumulus lembraria um amontoado de pequenas nuvens. Indicam que pode acontecer chuva eventualmente, pequenos chuviscos em breve.
Forma: suave, lembra um amontoado de nuvens pequenas.
Altitude: acima dos 6 mil metros
Significado: em alguns casos indicam chuva leve – chuviscos – em breve


Cirrocumulus
Cirruscumulus2

2.2. Cirrustratus (Cs)

São nuvens muito suaves, uniformes e localizadas acima dos 6 mil metros de altitude. São responsáveis por produzir o efeito de “halo” que vemos ao olhar em direção ao sol. Não são nuvens de chuva, mas costumam indicar a aproximação de chuvas.
Forma: muito fina, suave, lembra um véu, uma camada muito fina.
Altitude: acima dos 6 mil metros
Significado: assim como os outros tipos de Cirrus, o cirrustratus também pode indicar a chegada de chuva em breve


Cirrostratus02

3. Nuvens médias – de 2 mil até 6 mil metros de altitude

Temos dois tipos de nuvens nesta família, as Altocumulus (Ac) e as Altostratus (As). Nesta família as nuvens podem indicar a aparição de trovoadas no final do dia ou chuviscos leves.

3.1. Altocumulus (Ac)

As altocumulus lembram o amontoado de nuvens dos Cirrucumulus, porém elas estão em altitudes mais baixas e são mais encorpadas que os Curricumulus, ainda assim visualmente são bem parecidas. Em algumas situações específicas os altocumulus são bem úteis – em manhãs quentes e úmidas do verão essas nuvens podem indicar que no final do dia teremos trovoadas e pancadas de chuva.
Forma: semelhante ao amontoado de nuvens dos cirrucumulus, mas no altocumulus as nuvens são maiores e podem apresentar tons acinzentados.
Altitude: entre 2 mil e 6 mil metros
Significado: não são nuvens de chuva mas podem indicar a chegada de trovoadas e pancadas de chuva no final do dia – principalmente quando são vistas no verão em locais úmidos e quentes.


Altocumulus
altocumulus (1)

3.2. Altostratus (As)

Assim como os Cirrustratus essa formação também possui a característica visual semelhante a um véu, contudo, os altostratos são véus mais densos, baixos e escuros que os cirrustratus. Os altostratus podem apresentar leves chuvas de curta duração. Quando falamos que um dia está nublado, em muitos casos estamos falando de dias com nuvens altostratus.
Forma: semelhante ao véu dos cirrustratus, porém os altostratus são mais densos, baixos e escuros – acinzentados.
Altitude: entre 2 mil e 6 mil metros
Significado: podem apresentar uma leve chuva por um período curto de tempo


altostratus1
altostratus2
No próximo texto desta série eu falarei sobre as nuvens mais baixas e sobre as nuvens de grande desenvolvimento vertical, ou cumulusnimbus – que são os principais responsáveis pelas chuvas e tempestades mais fortes.
Bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário