segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR O SEU KIT DE SLACKLINE · by universoslackline


O Slackline que até pouco tempo atrás era um esporte conhecido por poucos, se desenvolveu muito e a cada dia que passa  vem conquistando novos admiradores e praticantes assíduos.  Consequentemente a este “boom”, surgiram muitas novas marcas de equipamentos, nacionais e importados.
Embora o slackline seja um esporte muito simples e dependa de pouco aparato em equipamentos para ser praticado com segurança,  o lançamento de novos produtos no mercado, com os mais variados preços e materiais acaba muitas vezes confundindo quem ainda não tem muito conhecimento sobre a prática do esporte na hora de comprar o seu primeiro kit.
Por isso resolvemos escrever este artigo, com intuito de auxiliar quem tem o interesse em começar a praticar slackline, a comprar o equipamento correto adequado às suas expectativas no esporte, sem gastar mais do que a, o necessário e para evitar que acabe “levando gato por lebre.”
Antes de tudo é preciso frisar a importância de se adquirir um equipamento desenvolvido especificamente para a pratica de slackline . Comprar fitas de carga ou qualquer outro tipo de equipamento que não tenha sido testado para o esporte, pode acabar colocando em risco a sua diversão e até mesmo a sua segurança.  O primeiro passo para definir o seu investimento nos equipamentos, é definir o seu objetivo na prática do esporte. E para isso é preciso conhecer as modalidades do esporte, pois o slackline se divide em cinco e cada uma delas requer um tipo de equipamento especifico.
A modalidade que se tornou mais popular no slackline é o TRICKLINE, nesta modalidade o objetivo do atleta é treinar manobras de equilíbrio dinâmico, ou seja, acrobacias sobre a fita. São utilizadas fitas de 50 mm, que devido à trama mais fina, tornam a fita mais elástica e dão a impulsão necessária que os atletas precisam para realizar as “tricks” (manobras). Existem hoje em dia, diversas fitas de trickline disponíveis no mercado tanto nacionais como importadas.
Algumas marcas nacionais se desenvolveram muito e produzem atualmente fitas que proporcionam tanto desempenho quantos as marcas “gringas”. Para comprar uma boa fita nacional para trickline, procure um kit que tenha uma catraca gigante (ergo 50), que tem maior capacidade de tensão. Procure também por fitas com comprimento entre 15 e 30 metros. Esta distancia é ideal para proporcionar o melhor “bounce”, como é chamada pelos praticantes, a elasticidade proporcionada pela fita durante as manobras.
Há também uma grande procura pelas fitas importadas, que são as fitas utilizadas nos campeonatos mundiais de slackline, utilizadas por atletas consagrados no esporte.  Embora as fitas importadas sejam um pouco mais caras, muitas vezes são a escolha de atletas de nível mais avançado no esporte.
Para  aqueles que desejam fazer slackline mas não pretendem praticar giros, saltos e flips na fita.  Têm como objetivo aperfeiçoar cada vez mais o seu equilíbrio realizando travessias longas e manobras estáticas, desafiando o seus limites sobre a fita realmente bamba. Neste caso estamos falando dos praticantes de LONGLINE. Neste tipo de modalidade geralmente são utilizadas fitas tubulares de 25 mm. Como no Longline o objetivo é desafiar cada vez distancias maiores, o ideal é que se adquira uma fita com no mínimo 20 metros de distância, caso contrário à fita não terá o balanço que é tão admirado pelos praticantes desta modalidade.
As fitas tubulares por motivos de segurança devem ser preferencialmente ancoradas com sistema primitivo de mosquetões. Em breve falamos mais sobre esse sistema de ancoragem aqui no blog. Também existem marcas nacionais e importadas de equipamentos para longline.
O HIGHLINE é a modalidade mais radical do slackline, onde as fitas são ancoradas e travessias são feitas geralmente acima de cinco metros de altura. Highliners fazem travessias entre prédios e montanhas em busca de desafio e alto nível de concentração. Por envolver grandes riscos, esta modalidade só deve ser praticada por atletas experientes e que tenham elevado nível de conhecimento de técnicas e equipamentos de segurança utilizados em escaladas. Os equipamentos de segurança são mais complexos e muitas vezes dependem das características do próprio local onde será montado. A melhor dica que podemos dar a quem pretende atingir este nível no esporte é treinar muito Longline, e buscar um curso básico de equipamentos de segurança.
A quinta modalidade do slackline é o waterline, que nada mais é do que a prática do slackline sobre a água, nesta modalidade, pode ser usada tanto fitas de trickline como fitas para longline, dependendo do local e da distância que a fita será esticada.Em absolutamente todas as modalidades que utilizarem árvores como pontos de ancoragens são necessários a utilização de protetores, que servem tanto pra preservar a integridade da árvore quanto da fita, portanto NUNCA deixe de usar o seu.